domingo, março 12, 2006

7. PRODUTOS E FORMAS DE DIFUSÃO

a) Artigos e materiais publicados
- Pinto, Alexandre Dias e Carlota Miranda Dias Pinto, “What a tangled web we should weave: Teaching English, promoting critical awareness and using art in EFL classes”, Developing Teacher, http://www.developingteachers.com/articles_tchtraining/%20artpf_alexcarlota.htm (data de afixação: 7 de Abril de 2003).
- Pinto, Alexandre Dias, “Com as Línguas e a Arte a caminho da Cidadania: Notícia de um projecto didáctico”in A Página da Educação, Fevereiro, 2004. [Artigo]
- Pinto, Alexandre Dias e Carlota Miranda, “Culture and Citizenship in Foreign Language Classes” in The APPI Journal [Publicação da Associação Portuguesa de Professores de Inglês], 2004.
- Miranda, Carlota, “Com as Línguas e a Arte a caminho da Cidadania: Fundamentos e Metodologia de um Projecto Didáctico”, in Alameda. Revista de Educação, Artes e Ciências, nº 1, Lisboa, Instituto Superior de Educação e Ciências, 2004.
- Pinto, Alexandre Dias e Carlota Miranda, Orlanda Azevedo e Pedro Valente, O Nosso Dever Falar: Antologia do Poemas em torno da Cidadania, Lisboa, Santillana, no prelo [2006] (obras financiada pelo Programa Lusitânia do Instituto Camões, da FCT e do GRICES).
- Pinto, Alexandre Dias e Carlota Miranda, “Português como Língua Não Materna e Cidadania: Metodologia de uma Prática Pedagógica e Reflexões Suscitadas”, in O Idiomático, do Centro Virtual Camões, 2006.
- Línguas, Arte e Cidadania, http://linguascidadania.blogspot.com/, publicado em Março de 2006. [Trata-se do presente blogue, que contém a descrição do projecto.]

b) Comunicações em congresso associadas ao projecto
- Pinto, Alexandre Dias e Carlota Miranda, “Apresentação do projecto ‘Com as Línguas e a Arte a caminho da Cidadania’” na Agência Nacional para os Programas Comunitários, Novembro de 2003.
- Pinto, Alexandre Dias e Carlota Miranda, “Cidadania e Interculturalidade no Ensino do Português como Língua Estrangeira” no 3º Congresso do Português Língua Não Materna da APP, ESE de Lisboa, Março de 2004.
- Pinto, Alexandre Dias, “Enhancing Citizenship and Critical Awareness in Language Classes”, 2nd International ‘Language – Communication – Culture’, Instituto Politécnico de Beja, 2004.
- Valente, Pedro e Alexandre Dias Pinto, "Aprendizagem do português e culturas lusófonas pela mão da poesia", 4º Congresso do Português Língua Não Materna da APP, ESE de Lisboa, Março de 2006.
-Pinto Alexandre Dias, "Ensino da língua e da cultura maternas e Educação para a Cidadania", Congresso Cidadania(s): discursos e práticas, Universidade Fernando Pessoa, Junho-Julho de 2006.

c) Materiais didácticos produzidos pela equipa (não publicados)
- Com as Línguas e a Arte a caminho da Cidadania, edição policopiada, S. Brás de Alportel, Escola Secundária José Belchior Viegas, 2003. [Livro de apresentação do projecto.]
- Antologia de poemas sobre cidadania, edição policopiada, S. Brás de Alportel, Escola Secundária José Belchior Viegas, 2003 [colectânea de 60 poemas em inglês, alemão e português].
- Selecção de poemas sobre cidadania, Cassete áudio, S. Brás de Alportel, Escola Secundária José Belchior Viegas, 2003. [Gravação áudio de quinze poemas da antologia para actividades de compreensão oral.]
- Galeria Virtual, CD-ROM, S. Brás de Alportel, Escola Secundária José Belchior Viegas, 2003. [CD-ROM em que se coligem reproduções de pinturas e de outras obras de arte usadas no projecto.]
- Pinto, Alexandre Dias e Carlota Miranda, Orlanda Azevedo e Pedro Valente, O Nosso Dever Falar: Antologia do Poemas em torno da Cidadania, CD-ROM, Lisboa, Centro de Estudo Comparatistas (versão em CD-ROM da antologia entregue à Editora Santillana).