domingo, março 12, 2006

6. RESULTADOS ALCANÇADOS

O balanço aqui feito diz, sobretudo, respeito aos resultados registados na aplicação do método ao ensino/aprendizagem do Inglês visto que foi nestas aulas que se pôs em prática de forma sistemática a abordagem didáctica proposta neste projecto e que se testou o método junto de um maior número de alunos. Mas referimos também os resultados e os progressos dos alunos nas áreas do Alemão e do Português como Língua Não Materna, onde esta abordagem didáctica também foi posta em prática de forma regular.

No plano da motivação, os alunos aderiram de forma muito positiva às actividades e aos materiais didácticos utilizados. Tal se deve, segundo cremos, à escolha cuidadosa e exigente das obras de arte exploradas nas aulas, visto que se optou por levar aos discentes textos literários (poemas, contos, excertos de narrativas), obras de pintura, escultura e fotografias bem como peças musicais capazes de os motivar. De início, a reacção dos alunos foi algo reticente, mas a situação foi-se alterando à medida que eles se foram acostumando a este método. Depois, a utilização da arte deixou de constituir uma surpresa para se tornar, em quase todos os casos, um desafio estimulante.

No domínio das competências linguísticas, os resultados foram positivos, tendo-se registado uma melhoria gradativa do desempenho dos alunos ao longo do ano. Assinale-se o progresso dos discentes nas áreas da compreensão e na expressão oral e escrita, tendo eles aumentado a sua fluência e o seu domínio ao nível da expressão e tendo os erros diminuído. Queremos, porém, enfatizar que, em grande parte, atribuímos os bons resultados às abordagens didácticas que nos serviram de base, como a abordagem comunicativa e a aprendizagem por tarefas (Task-based learning). No entanto, os sucessos nos planos da formação pessoal dos alunos, da sua consciencialização para questões de cidadania, do alargamento dos seus conhecimentos sobre outras culturas bem como na motivação revelada nas actividades propostas ficam a dever-se, segundo cremos, ao método aqui avançado.

Claro que os resultados finais (quantitativos) não são homogéneos: os alunos médios e os bons registaram progressos apreciáveis ao nível linguístico e comunicativo; por seu lado, os alunos que tinham algumas dificuldades e se revelaram mais empenhados no seu trabalho, desenvolveram as suas competências linguísticas. Tal aferição é feita a partir dos resultados obtidos no desempenho dos alunos em situação comunicativa, na oralidade, nos trabalhos por eles realizados bem como no aproveitamento obtido em testes sumativos e formativos.

Por fim, no domínio do desenvolvimento do espírito crítico dos alunos, dos valores, da consciência da cidadania e dos conhecimentos culturais adquiridos, os resultados obtidos revelaram-se francamente satisfatórios. Assinalamos aqui a evolução registada ao nível da consciência crítica em relação aos problemas sociais – sublinho a qualidade, a perspicácia das ideias e opiniões críticas expressas pelos alunos quer em debates e em situação interactiva nas aulas quer em textos escritos por si produzidos. Salientamos também a evolução registada ao nível dos valores e do seguimento de boas práticas de relação interpessoal.