domingo, março 12, 2006

5. INSTITUIÇÕES onde o projecto foi desenvolvido


O projecto teve início no ano lectivo de 2002/2003 em três escolas algarvias, embora tenha sido pensado e planificado em anos anteriores. Nesse ano lectivo o método didáctico criado no âmbito desta iniciativa foi desenvolvido e testado por três professores (membros da equipa) nas escolas em que leccionavam. Carlota Miranda e Ana Cristina Correia aplicaram-no sistematicamente na disciplina de Inglês, em duas turmas do 10º ano da Escola Secundária de Vila Real de Santo António e noutras duas turmas do 8º ano da Escola E. B. 2,3 das Naus – Lagos. Por outro lado, foi esta abordagem didáctica também seguida no ensino do Português, como língua não materna, em aulas regulares de Português (em actividades de individualização do ensino) e em aulas de Apoio Pedagógico Acrescido, na Escola Secundária José Belchior Viegas. Por fim, embora de forma menos sistemática, o método foi aplicado em aulas de Alemão, numa turma do 11º ano e noutra do 12º ano da Escola Secundária de Vila Real de Santo António.

Em 2003-2004, a abordagem didáctica desenvolvida no projecto foi seguida em aulas de Português como Língua Não Materna, leccionadas a dois alunos chineses (de 16 e 17 anos) na Escola Secundária da Amadora bem como em duas turmas do 10º ano de Inglês dessa escola e noutras três turmas de Inglês (do 8º ano) da Escola E. B. 2,3 José Buísel, de Portimão.

No ano lectivo de 2004-2005, as professoras Carlota Miranda e Cristina Correia continuaram o projecto na vertente do Inglês, respectivamente na Escola E. B. I. do Bom Sucesso (em duas turmas do 8º ano e uma do 9º ano) e na Escola E. B. 2,3 José Buísel (em duas turmas do 8º ano e outras duas do 9º ano).

No ano lectivo seguinte (2005-2006), a metodologia está a ser seguida em quatro turmas de Inglês (duas do 7º ano e duas do 9º) e de Formação Cívica da Escola E.B 2,3 Prof. Agostinho da Silva e em duas turmas de Inglês, do 8º ano, da Escola E. B. 2,3 José Buísel
No corrente ano lectivo (2006-2007), o projecto está a ser implementado em três turmas de Inglês e duas de Formação Cívica da Escola E.B 2,3 António Gedeão e em duas turmas de Inglês, do 9º ano, da Escola E. B. 2,3 José Buísel, em duas turmas de Português (uma do 10º e outra do 11º ano) da Escola Secundária de Azambuja.

A instituição onde nasceu o projecto e que lhe fornece apoio consultivo e logístico, desde a primeira hora, é o Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. A iniciativa Línguas, Arte, Cidadania está inscrita como uma das linhas de investigação acção do Centro, onde três dos membros da equipa são investigadores.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

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10:15 da manhã  

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