domingo, março 12, 2006

2. FINALIDADES E OBJECTIVOS

Para além de desenvolver e pôr em prática a abordagem didáctica do ensino/aprendizagem das línguas concebida pela equipa, traçaram-se outras duas finalidades do projecto, que se associam à (e decorrem da) primeira:
a) produzir um conjunto de materiais didácticos que apoie e permita a operacionalização do método de ensino/aprendizagem das línguas aqui proposto;
b) redigir textos ensaísticos e/ou de divulgação que dêem conta das reflexões teóricas, dos resultados e das propostas que brotem do projecto (sobre estas duas metas, ver o ponto 7 deste blogue, intitulado “Produtos”).

Centremo-nos agora nos objectivos da abordagem didáctica desenvolvida nesta iniciativa. O que a caracteriza e o que nela há de inovador, segundo cremos, começa no conjunto de metas pedagógicas e didácticas que se propõe atingir, centrando-se depois, em termos metodológicos, na exploração da arte no ensino de uma língua estrangeira. Os objectivos pedagógicos a que nos referimos – aqueles que estão para lá da aprendizagem da língua, mas que partem deste processo – são, resumidamente, os seguintes:

a) combinar o ensino da língua com a formação pessoal e social dos alunos;
b) promover os valores humanos, como a justiça, a solidariedade, a tolerância e o respeito pelo Outro;
c) consciencializar os alunos para a problemática e para o exercício da cidadania, contribuindo para que se tornem cidadãos participativos e com uma atitude construtiva no seio da comunidade;
d) fomentar a consciência crítica (e informada) dos alunos;
e) levar os alunos a conhecer e a reflectir criticamente sobre questões do mundo actual (como o papel dos media, a injustiça social, o racismo, as iniciativas dos cidadãos, etc.) em que se incluem também (e de forma muito relevante) o conhecimento de outras culturas;
f) estimular o interesse e a sensibilidade dos alunos pela arte nas suas várias manifestações, literatura, pintura, escultura, fotografia (artística), música, etc., como fonte de informação e como veículo de reflexão sobre questões sociais e políticas.

A juntar a estes, encontram-se os objectivos que se prendem especificamente com o ensino/aprendizagem da língua. Nesse âmbito, pretende-se que os alunos:

a) desenvolvam as competências linguísticas (ler, ouvir, escrever e falar) e comunicativas (Nunan, 1989);
b) dominem as regras do funcionamento da língua de forma a que esta seja um meio para usarem o idioma com maior correcção;
c) conheçam e apliquem com propriedade o léxico da língua;
d) desenvolvam os seus conhecimentos fonéticos e fonológicos de forma a articular com correcção fonética enunciados da língua;
e) consigam construir e interpretar com correcção e destreza enunciados orais e escritos, ponto em acção as suas competências e os seus conhecimentos linguísticos.